terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Balanço 2017: as metas que não cumpri


A cada final de ano, o ser humano tem o costume de definir uma meta para perseguir ao longo dos próximos 12 meses. Emagrecer, começar a namorar, mudar de emprego, economizar... Eu, num lapso de sanidade, decidi criar 100 metas para 2017. Isso mesmo: não uma, mas cem. Óbvio que não deu muito certo.

Chamar de meta talvez seja exagero: uma boa parte delas equivalia a atividades que eu gostaria de terminar o ano com um "check" ao lado. Já outras eram realmente complexas...

O que realmente deu certo?
  • Deu certo a ideia de ir 12 vezes ao cinema ou teatro - e reparei que, por 4 vezes, fui sozinha e amei a experiência. Que aconteça cada vez mais, pois preciso ser mais independente de companhia para me divertir!
  • E sobre conhecer 12 novos lugares de SP? Esse foi simples: foram 16 cantinhos visitados pela primeira vez, entre bares, restaurantes e espaços para eventos.
  • Ser promovida ou mudar de emprego: aconteceu o segundo. Futuramente comento melhor, pois não ando muito satisfeita como o rumo que a vida profissional tomou. Também não estaria se tivesse ficado onde estava. Mixed feelings sobre minha carreira, como sempre.
  • Quanto ao bônus, o plano era receber e destinar R$ 7.000,00 para pagar o apartamento: devidamente realizado, com muita dor no coração. Vida adulta, como te odeio.

O que deu meio certo?
  • A ideia era participar de 4 corridas de rua, mas só rolaram 3. Quero melhorar ano que vem, mas sem pressão...
  • Também queria ter ido a 6 shows, mas só fui a 4 (todos nacionais e maravilhosos, aliás!).
  • Já as 12 viagens se tornaram apenas 7, mas muito bem aproveitadas. Ano que vem, a ideia é "começar mais cedo" - pois, este ano, passei a viajar somente a partir de julho.
  • Definir um curso de mestrado, país e próximos passos: confesso que só comecei a olhar para isso na última semana. Será a França, já que é possível cursar um Master sem custos. Já selecionei alguns temas de estudo que me interessam, inclusive. O próximo passo é fazer a rematrícula no curso de francês, né... Sem comprovar B2 no exame de proficiência, nada feito. É isso ao longo de 2018 para, ao final dele, começar o application - com foco em viajar no mês de setembro de 2019.
  • E por falar em francês: eu deveria ter feito dois módulos do curso, em janeiro e em julho. Só rolou o primeiro - enquanto o segundo aguarda 2018...
  • Eu deveria ter feito dois novos cursos, mas a falta de tempo e de energia me consumiram. Agora em dezembro comecei dois: "Curso de Produção de Conteúdo para Web" e "Marketing Digital", sendo que o segundo ainda estou no começo.
  • Já as aulas da Escola Aprendizes do Evangelho eu comecei bem, estava firme, mas praticamente desisti no último mês. Não sei bem explicar o que provocou a falta de motivação, mas quero entender melhor no ano que vem (já que são 3 anos de curso).
  • Em maio, minha meta era fechar o mês no verde. Estava com as finanças bem bagunçadas e o incentivo era conseguir dar conta de não dever nada a ninguém (especialmente ao banco, né). Deu certo ali, mas logo a bola de neve me alcançou de novo e me embananei outra vez. Vermelho novamente! E a previsão de me reorganizar é só lá por abril de 2018.

O que não deu certo de jeito nenhum?
  • Queria ter visitado alguns médicos e afins, mas não passei nem perto do consultório do ortopedista, do ginecologista, do dermatologista, do otorrino, do dentista ou fiz exame de sangue.
  • Previdência Social: devido à desordem financeira, não comentarei...
  • Doação de R$ 500,00 para caridade: querer eu queria, mas com esse vermelho todo, simplesmente não aconteceu. E eu estou bem envergonhada de perceber que nem pensei na possibilidade de substituir isso por uma ação presencial...
  • Foco em mim: de 4 limpezas de pele, só fiz uma no início do ano, e nem dei bola para a ideia de fazer uma massagem no meu aniversário. Também ignorei a vontade de fazer uma nova tatuagem com louvor!
  • O que também ficou para a próxima? Começar a andar de bike, aprender a nadar, assistir todos os episódios de Friends em inglês, saltar de paraquedas, tirar carta de motorista e montar um quebra-cabeças gigante.
  • De 12 livros, eu só concluí 4 (e tem dois inacabados que provavelmente não terminarei esse ano)... Foi bem feio!
  • E os míseros 12 posts no blog? Com este aqui, foram 3. Tanta coisa aconteceu, havia tanto para se compartilhar... Quem sabe melhoro no ano que vem, né?

Saldo: 52 metas atingidas. Mas já não sei se quero definir metas para 2018...

Nenhum comentário: