terça-feira, 26 de dezembro de 2017

360 - A vida é um círculo perfeito


Hoje eu assisti a um filme que me deixou pensativa... Quais as possibilidades de você cruzar com alguém na rua, sem ao menos ver seu rosto, mas ter seu dia completamente mudado por causa de uma atitude ou decisão tomada por essa pessoa alguns minutos antes? O quanto estamos conectados uns aos outros e influenciamos destinos aleatórios, sem nos darmos conta disso?

Uma decisão simples, impensada, pode significar muito para alguém. Um elevador que você não segura para o jovem de camisa amassada pode atrasá-lo para uma entrevista de emprego, causar má impressão ao recrutador e isso ocasionar numa negativa. E quem imaginaria que, tão novo, ele tem mulher e filhos para sustentar.

As pessoas que você conhece, dizem, não passam pela sua vida por acaso. Cada uma delas tem um papel definido, como numa peça de teatro. Pode ser um figurante - que você mal nota a presença, mas cuja ausência faria diferença na cena; ou o vilão que dificulta seu dia a dia, mas te fortalece e faz encontrar novos e melhores caminhos; quem sabe um anjo encarregado de lhe soprar uma dica ou indicar possibilidades. Infinitas possibilidades e interferências.

O aprendizado que fica - e que eu enxergo como um desafio bastante complexo - é aprender a ser mais consciente. Pensar mais no outro, mesmo quando o foco é a gente. É preciso lembrarmos que, como num efeito dominó, alguém sofre consequências pelo que decidimos fazer. Me faz refletir sobre quantas vezes eu acatei minhas vontades egoístas sem pensar se faria alguém sofrer, assim como também me faz lembrar de momentos em que me dediquei a alguém e pude mudar positivamente uma vida.

Mais importante, porém, é lembrar que tudo isso se trata de um círculo: o que você faz hoje, de um jeito bom ou não tão bom, volta para você.

Nenhum comentário: